terça-feira, 23 de novembro de 2010

CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO

Para definir currículo recorremos a estudo e pesquisas, e para entender melhor o que significa currículo fez-se a seguinte pergunta. O que é currículo? Encontramos varias rmaneiras de definir currículo, Muitos consideram currículo apenas a grade curricular, ou seja, a divisão em disciplinas e os conteúdos trabalhados por elas. Outros consideram como uma visão que considera todo o processo vivido na escola como componente do currículo, considera ainda a escola como um instrumento da classe economicamente dominante, detentora do poder político, para a reprodução das relações sociais que favorecem a continuidade desta classe no poder, e conseqüentemente mantém as relações de dominação e submissão existentes. Mas a final o que é currículo? Segundo Samuel Rocha Barros, o currículo escolar abrange todas as experiências escolares. É a totalidade das experiências de aprendizagem planejadas e patrocinadas pela escola São todas as experiências dos alunos, que são aceitas pela escola como responsabilidade própria. São todas as atividades através das quais o aluno aprende.
Em sentido restrito currículo escolar é o conjunto de matérias a serem ministradas em determinado curso ou grau de ensino. Neste sentido, o currículo abrange dois outros conceitos importantes: O de plano de estudos e o de programa de ensino. Plano de estudos é a lista de matérias que devem ser ensinadas em cada grau ou ano escolares, com indicação do tempo de cada uma, expressa geralmente em horas e semanas. Programa de ensino é a "relação dos conteúdos correspondentes a cada matéria do plano de estudos, em geral, e em cada ano ou grau, com indicação dos objetivos, dos rendimentos desejados e das atividades sugeridas ao professor para melhor desenvolvimento do programa e outras instruções metodológicas" (OEA-UNESCO).De forma ampla ou restrita, o currículo escolar abrange as atividades desenvolvidas dentro da escola. E segundo César Coll, "as atividades educativas escolares correspondem à idéia deque existem certos aspectos do crescimento pessoal, considerados importantes no âmbito da cultura do grupo, que não poderão ser realizados satisfatoriamente ou que não ocorrerão deforma alguma, a menos que seja fornecida uma ajuda específica, que sejam exercidas atividades de ensino especialmente pensadas para esse fim. São atividades que correspondem a uma finalidade e são executadas de acordo com um plano de ação determinado, isto é, estão a serviço de um projeto educacional. A primeira função do currículo, sua razão de ser, é a de explicitar o projeto as intenções e o plano de ação - que preside as atividades educativas escolares. O currículo é um projeto. Não se trata de algo pronto e acabado, mas de algo a ser construído permanentemente no dia-a-dia da escola, com a participação ativa de todos os interessados na atividade educacional, particularmente daqueles que atuam diretamente no estabelecimento escolar, como educadores e educando, mas também dos membros da comunidade em que se situa a escola.

Um comentário:

  1. Cristiana vc fez uma belíssima reflexão sobre currículo, principalmente quando pontua a visão de Samuel Rocha Barros: currículo escolar abrange todas as experiências escolares. É a totalidade das experiências de aprendizagem planejadas e patrocinadas pela escola. São todas as experiências dos alunos, que são aceitas pela escola como responsabilidade própria. São todas as atividades através das quais o aluno aprende.

    Parabéns, e procure sempre fazer a diferença na sua sala de aula!

    Fátima Campos

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